top of page
  • Writer's pictureADRIANA IBARRA MARRUFFO

Descaso e enraizamento


Observamos um cenário de tristeza, luta, incerteza, mas, ao mesmo tempo, de solidariedade, pois no momento o Brasil solidarizou-se com as vítimas. A questão é que, mesmo após 5 anos de Mariana, as condições das vítimas continuam precárias e o Brasil parece simplesmente ter esquecido, o que ocorreu?

O Brasil apresenta uma grande história quando se diz respeito ao descaso, em muitos sentidos, mas neste caso é preciso se aprofundar no descaso ambiental. É visto em todas as regiões do país, na Amazônia com as queimadas, no litoral Nordestino com as manchas de petróleo no Mar e com a falta de cuidado e atenção para com as barragens e sua segurança. De onde provém esta falta de interesse? É interessante que, por muito tempo, acreditava-se que o Brasil tinha uma das melhores políticas sócio-ambientais e era aclamado por diversos países. Porém, ao observar com cuidado, observam-se promessas falsas. Hoje em dia, a nossa diversidade é queimada aos nossos olhos, bem como diversos locais turísticos são soterrados por lama.

Claro, não podemos dizer que sempre há um desinteresse total, o Brasil tem uma grande capacidade de ter solidariedade com o próximo e dar o máximo de ajuda possível, porém isso só perdura enquanto o problema está nos holofotes. Quando o problema continua existindo mesmo fora dos holofotes, ele não é o tópico central das mídias, passando a deixar de ser importante. Isto foi visto de forma notável nos desastres de Mariana e Brumadinho, já que nas primeiras 2 semanas dos desastres havia dezenas de voluntários para ajudar as vítimas, petições, doações, protestos de justiça, contudo, com o passar do tempo, a problemática saiu dos holofotes e, com isso, a maioria do suporte que estava sendo proporcionado às regiões. O problema claramente não teria sido solucionado em um tempo tão breve, com a quantidade de perdas seria impossível ajudar de forma tão rápida, tanto é que, passaram-se 5 anos de Mariana e o progresso foi pequeno e 1 ano de Brumadinho, e acontece a mesma coisa.

Com o esquecimento deste problema por parte da população, tem-se também a negligência dos responsáveis por este tipo de empresas. Tanto é que, após a tragédia de Mariana, todos pensavam que uma nova tragédia seria impensável, todos tinham tomado consciência. Porém, este foi meramente um pensamento utópico, pois 4 anos depois o desastre se repetiu em Brumadinho.


1 view

Recent Posts

See All
bottom of page