top of page
  • Writer's pictureADRIANA IBARRA MARRUFFO

Projetos; uma fachada

Mariana nunca mais (Vale)

Após a tragédia que ocorreu em 2015, a empresa Vale usou como slogan a frase “Mariana Nunca Mais”, inferindo que aquela seria a última vez que a empresa estaria envolvida em um desastre ambiental. Porém, essa visão não persistiu por muito tempo, visto que a tragédia se repetiu em Brumadinho (2019).

Demonstra hipocrisia, pois, mesmo após observar a consequências e efeitos do rompimento da barragem em Mariana, a mineradora e os responsáveis por este tipo de instalação não fizeram absolutamente nada para se certificar de que um acidente do tipo não acontecesse em um bom tempo. Ou seja, demonstraram solidariedade com Mariana, mas não a suficiente para proteger os habitantes de Brumadinho.

O ex-presidente da Vale, em 2017, ao citar o emblema “Mariana Nunca Mais”, também afirmou que "Para a Vale, que é uma empresa de recursos naturais, sustentabilidade não é uma opção, mas uma obrigação. A verdadeira sustentabilidade é sobre postura e atitude.”.

[Fabio Schvartsman, o ex-presidente da Vale, em 2017, em um de seus discursos, fez o uso da seguinte frase “Mariana nunca mais”. Entretanto, menos de dois anos depois, outro acidente de tamanha magnitude aconteceu: Brumadinho.]

 

Mar de lama nunca mais

“Mar de lama nunca mais” (PL 3695 2016) é um projeto de lei que visa normas de segurança para as barragens destinadas à disposição final ou temporária de rejeitos de mineração no Estado de Minas Gerais. Protocolado em 2016, o principal objetivo desse projeto é de evitar que desastres como Mariana aconteçam novamente. Contudo, tivemos Brumadinho, após três anos do projeto de lei, o que revelou a ineficácia dele.


0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page